Publicado em: 18 de setembro de 2014 às 09:54
Quero Comentar

Jovem com problemas mentais desaparece e deixa família desesperada


JAIANE
A jovem, Fátima Jaiane Matos da Silva, 22, está desaparecida desde o último dia 09 de setembro e a família está em busca de informações sobre seu paradeiro. Ela saiu de casa, no sítio Tiú, distrito de Várzea da Conceição, em Cedro-Ce, de madrugada com rumo ignorado. Seus pais, José Martins da Silva e Raimunda Aparecida Matos da Silva – conhecida como Aparecida, coordenadora da comunidade do sítio tiú, informaram que Jaiane vestia uma blusa cor de rosa com estampa de coração e um short, além de portar um tablet da marca STI e uma bolsa de tecido (modelo de artesanato), uma lanterna branco e preta e sandália de salto baixo, nas cores marrom e lilás. Jaiane, como é conhecida, é portadora de um retardo mental, o que faz com que a mesma ande sempre cabisbaixa e pronuncie frases de forma lenta ou com grandes pausas, segundo relato dos familiares. As únicas informações dão conta de que a garota foi vista indo em direção a de Icó-CE.
Qualquer informação sobre o seu paradeiro, gentileza entrar em contato pelos fones: (88) 9620-8121 e  9776-4413.
Com informações de Marciel Bezerra

Publicado em: 17 de setembro de 2014 às 18:50
Quero Comentar

Prefeitura abre inscrições para seleção da Rainha do Município 2014


CONCURSO-RAINHO-DO-MUNICÍPIOA Prefeitura de Várzea Alegre abriu as inscrições para escolha da Rainha do Município 2014, no período de 17 a 22 de setembro de 2014. De acordo o regulamento, “o concurso tem o objetivo de eleger a melhor candidata para representar o nosso município, fazendo um concurso transparente, honesto e digno, oferecendo à todas as jovens que sejam nascidas ou residam no município no mínimo há 12 (doze) meses, a oportunidade única de ingresso ou crescimento de carreira, além da oportunidade de se tornar a mais bela mulher do município e consequentemente participar do concurso estadual e nacional, podendo consagrar-se no futuro como a mais bela do país”.

As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria de Educação, na Rua Maria Vitoria, 32, Centro (ao lado do Mercado Público), das 9h às 14h. O CONCURSO ocorrerá em 2 etapas: a Pré-classificatória, no dia 30 de setembro e a Etapa final, no dia 10 de outubro.
A candidata escolhida participará do grande dia do desfile do CONCURSO da Rainha do
município no dia 10 de outubro de 2014, às 21h, no Parque Cívico São Raimundo Nonato.

Publicado em: 16 de setembro de 2014 às 05:00
Quero Comentar

Hoje começo a escrever o capítulo 39 de minha história…


NONATOE a vida seguiu até aqui. Cheguei ao capítulo 39 de minha história, e esta é tão tranquila quanto cheia de sobressaltos. O que posso dizer de tudo que vivi, então? Posso assegurar que muita coisa, mas nem tudo é necessário. Da inocência de criança, das dúvidas de adolescente, da vaidade da juventude e da maturidade da vida adulta, consegui extrair o máximo de cada etapa, para na sequência produzir a minha essência, que nada mais é aquele ou aquilo que sou hoje. E não sou lá grande coisa. Nem sei se soube aproveitar todas as oportunidades para ser uma grande coisa. Talvez não tenha tido todas as oportunidades que achei que teria, mas também não agarrei todas as que me bateram à porta. Então, no final das contas, fica uma coisa pela outra. Não posso reclamar da vida, nem esta pode cobrar muito de mim. Concluo, assim, que chegamos a um bom acordo e embora não possa checar sua validade, sei que posso sentir seus efeitos. O corpo muda, é inevitável. Mas o espírito também. Antes fraco, agora forte. Muito mais capaz, paciente, combativo, maduro, evoluído. Se o corpo padece com a fraqueza da carne, o espírito se rebela com seu poder de luz. A luta da humildade contra o orgulho, da simplicidade contra a soberba e do conhecimento contra a ignorância é constante, na cessa, não para. A todo instante sinto-me compelido a me tornar muito mais um produto do que um ser. É preciso cada vez mais lutar para permanecer gente, superando a ilusão de que basta estar conectado, como uma máquina. E se é verdade que a vida começa aos 40, posso começar a fazer planos, porque estou a um ano de nascer de novo. Que Deus me permita tal façanha. A Deus, agradeço pela vida. A vida, agradeço por tudo que me permitiu aprender…Celebremos sempre…seja como for…Amém!

Publicado em: 12 de setembro de 2014 às 10:33
Quero Comentar

Familiares e amigos participarão de missa pelos 5 anos de morte de Dr José Iran Costa


Biografia-Dr.-Iran1

Familiares e amigos estarão reunidos para celebrar missa pelos 5 anos de saudade do médico Iran Costa. A celebração será neste sábado, 13, às 7h da noite, na Matriz de São Raimundo Nonato, neste município.

Biografia

Dr José Iran Costa nasceu no sitio Umari, município de Várzea Alegre-Ce, em 07 de setembro de 1938, sendo o segundo filho do exemplar casal André Alves Costa e Maria Bitu Costa. Ao ser lavrada a sua Certidão de Nascimento, ocorreu um erro de data e Iran Costa foi registrado como tendo nascido no dia 09 de setembro, data que oficialmente consta em toda sua documentação.

Iran Costa, o perseverante nato, já através de esforços próprios, ainda criança demonstrava interesse, tendências comerciais, decisão e atitude quando vendia banana e conduzia um jumento vendendo água nas residências em Várzea Alegre. Iniciou sua vida estudantil no Grupo Escolar José Correia Lima onde cursou o primário. Sempre estudando arduamente, concluiu o curso girassol no Colégio Diocesano da cidade de Patos/PB e o curso científico no Liceu do Ceará, em Fortaleza. Esta etapa de luta traduz a conquista dos seus sonhos.

O marco de sua personalidade foi sempre a humildade e a perseverança, virtudes que o fizeram ingressar no concorrido Curso de Medicina da Universidade Federal do Pernambuco, em 1960. Há uma verdade que afirma: “A VIDA AJUDA AOS CORAJOSOS” e o corajoso Iran Costa concluiu o Curso de Medicina no dia 08 de dezembro de 1965. Atuou como acadêmico residente do Hospital Centenário do Recife durante o período de 1964 a 1965, quando retornou à cidade natal para dar assistência à sua família e a sua comunidade, assumindo em parceria profissional com Dr. Pedro Sátiro a única Unidade de Saúde existente nesta cidade, a CASA DE SAUDE SÃO RAIMUNDO NONATO.

Casou-se aos 27 anos, em 08 de dezembro de 1966, com Maria Laiz Iolanda Costa, com quem desfruta há 39 anos de uma convivência de companheirismo, amizade e muito amor. Pai exemplar dos filhos José Iran Costa Junior, Guilherme Jorge Costa e Andréa Silvia Costa.

O amor à medicina, o profissionalismo e o grande conceito que foi se expandindo junto a toda região como bom médico e cirurgião, constam da sua atuação por 26 anos na Casa de Saúde São Raimundo Nonato, da sua participação como membro integrante do corpo cirúrgico durante 20 anos no Hospital Santo Antonio dos Pobres Iguatu-Ce, em parceria profissional com Dr. Mauricio de Oliveira Assunção. Substituiu ainda durante 06 anos o famoso cirurgião Dr. Cícero Ferreira na cidade de Campo Sales-Ce, na Casa de Saúde Dr. Mario Pinotti.

Participou como coordenador do Departamento de Saúde da Unidade Mista de Saúde de Farias Brito (1979); Médico contratado do estado; Foi membro efetivo da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia, seção do Ceará; Integrou o Colégio Brasileiro de Cirurgião do Ceará e da Sociedade de Mastologia do Estado de Pernambuco; Idealizador e realizador com a participação popular de mais uma nova Unidade de Saúde à serviço da vida humana, o solidário e perseverante Hospital Maternidade Santa Maria, inaugurado em 1° de maio de 1994; Foi Secretário de Saúde do município de Várzea Alegre, no período de 1997 a 2000.

VIDA SOCIAL – uma expressão de orgulho para Várzea Alegre.

Dr. Iran, o médico cirurgião foi também EDUCADOR, exerceu a função de Professor e Diretor do Colégio São Raimundo Nonato (Escola Cenecista).

Dr. Iran o voluntário – Foi presidente do Lions Clube e membro do Rotary Club.

Membro da Loja Maçônica Harmonia Varzealegrense, sendo elevado ao grau de companheiro em 09 de maio de 1983.

Assumiu a presidência do Clube Recreativo de Várzea Alegre (CREVA), no período de 1980 a 1981, cuja gestão foi marcada pelo dinamismo, realizações e pela construção da PISCINA SEMI-OLÍMPICA com o apoio dos companheiros da diretoria e da sociedade varzealegrense.

VIDA POLÍTICA – Eleito prefeito em 1982, sua gestão ocorreu no mandato de 1983 a 1988. Como prefeito, conseguiu realizar destacadas obras como cerca de 40 salas de aula, praças públicas, escolas urbanas e rurais, o Pronto Socorro Municipal (atual CAIS), o Terminal Rodoviário dentre outras. Através da Secretaria de Ação Social, na força dinâmica do Projeto Missão Sertão Brabo, muito realizou no setor sócio-humanitário.

Dr. Jose Iran Costa tem uma historia de trabalho, coragem, lealdade, dedicação e amor a Várzea Alegre e a profissão médica.

Dr. Jose Iran Costa foi e é importante e significante soma no quadro político de HOMENS ÍNTEGROS que compõem a Várzea Alegre dos dias passados e presentes.

Fonte: www.varzeaalegre.ce.gov.br/

Publicado em: 9 de setembro de 2014 às 14:46
Quero Comentar

Zé Helder será homenageado em São Bernardo/SP pelo êxito de sua administração em Várzea Alegre


zeO ex-prefeito Zé Helder (PMDB), que será homenageado pela Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo/SP, com o Título de Cidadão São Bernardense, nesta quinta-feira, 11, esclareceu via celular, que a iniciativa é um reconhecimento aos êxitos de seus dois mandatos à frente do Poder Executivo de Várzea Alegre, e não pelos investimentos em empresas do ramo de venda de títulos de capitalização, como informou este blog. A iniciativa da homenagem é do vereador daquele município, Antônio Carlos da Silva (Toninho da Lanchonete), que também é natural de Várzea Alegre. O evento será às 19h30, no Plenário Tereza Delta – Palácio João Ramalho, em São Bernardo do Campo.

Zé Helder administrou o município de Várzea Alegre durante oito anos e seus mandatos foram marcados por grandes conquistas nas áreas econômica, social e de infraestrutura. Ele encerrou seu último mandato com mais de 80% de aprovação. Foi eleito um dos melhores prefeitos do estado do Ceará várias vezes e promoveu mudanças importantes no município, tornando-o um dos destaques da região.

Publicado em: 9 de setembro de 2014 às 14:08
Quero Comentar

Sessões da Câmara de Vereadores voltam a ser transmitidas pela Rádio Cultura nesta quarta-feira, 10


Foto: arquivo

Foto: arquivo

As Sessões Ordinárias do Poder Legislativo de Várzea Alegre voltarão a ser transmitidas a partir desta quarta-feira, 10, às 8h30, pela Rádio Cultura de Várzea Alegre. Há cerca de um mês sem transmissões dos seus trabalhos, os edis varzealegrenses conseguiram entrar em acordo com a Justiça Eleitoral, no que tange a responsabilidade pela prática de propaganda partidária fora dos horários determinados pela lei. Na verdade, a Câmara de Vereadores pode discutir qualquer assunto, inclusive as eleições, durante as sessões, contanto que não haja publicidade dos debates. Como as sessões são transmitidas via rádio, se o vereador emitir opinião em relação a candidatos, pode cometer crime de favorecimento por utilizar um horário não determinado pela lei para angariar votos para seu escolhido, em detrimento de outros que não terão o mesmo espaço.

Os termos do acordo com a Justiça Eleitoral ainda não foram divulgados, mas sabe-se que se ficar caracterizado como propaganda eleitoral o discurso de qualquer edil, este será penalizado de acordo com a lei. As transmissões deveriam ter voltado desde a semana passada, mas devido a um problema técnico não foi possível.

Espera-se que o clima de disputa eleitoral das ruas não adentre o plenário da Câmara, como quase aconteceu há um mês, quando as sessões deixaram de ser transmitidas.

Publicado em: 8 de setembro de 2014 às 08:50
Quero Comentar

Zé Helder receberá Título de Cidadania da Câmara de São Bernardo do Campo/SP


ze helder2

O ex-prefeito de Várzea Alegre, José Helder Máximo de Carvalho (PMDB), receberá na próxima quinta-feira, 11, o Título de Cidadania São Bernardense, em São Paulo. A iniciativa é do vereador daquele município, Antônio Carlos da Silva (Toninho da Lanchonete), que também é natural de Várzea Alegre. O evento será às 19h30, no Plenário Tereza Delta – Palácio João Ramalho, em São Bernardo do Campo.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do homenageado, a entrega se dará como reconhecimento aos investimentos empresariais e à geração de emprego e renda a partir das empresas de venda de título de capitalização instaladas naquele município, além de seu destaque na administração pública municipal durante os dois mandatos à frente do executivo varzealegrense.

Publicado em: 3 de setembro de 2014 às 08:53
Quero Comentar

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira deixa correligionários de Camilo eufóricos


DataFolha1-edt

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 03, pelo O POVO/Datafolha, para governo do estado do Ceará, deixou os correligionários de Camilo Santana (PT) em Várzea Alegre eufóricos. A animação é pela subida do candidato petista nos números e pela queda do adversário Eunício Oliveira (PMDB). A vantagem que era de 28 pontos pró Eunício agora é de apenas 10 pontos. Certamente que o resultado dará um gás nas coligações em busca de mais votos de ambos os lados.

Veja a pesquisa aqui

O resultado da pesquisa já repercute nas redes sociais. É provável que a partir de agora a campanha seja intensificada no município pelas coligações dos candidatos.

Publicado em: 2 de setembro de 2014 às 17:28
Quero Comentar

População se mobiliza por plebiscito sobre realização de uma Constituinte


TURMA-PLEBISCITO

A jovem varzealegrense Vânia Fernandes esteve coletando assinaturas pelo plebiscito com o grupo durante a festa de agosto.

Durante as festividades de agosto, um grupo de jovens esteve em Várzea Alegre, coletando assinaturas de apoio ao Plebiscito Constituinte, cuja arrecadação de votos ocorrerá nesta Semana da Pátria – até dia 07 de setembro – quando todos responderão a seguinte pergunta: “Você é favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.

TURMA-PLEBISCITO-2

A ideia é ter o maior número de comitês espalhados pelo país.

No último dia de votação, 07 de Setembro, as pessoas serão convidadas a ir às ruas para participar do 20º Grito dos Excluídos. Pode-se organizar um Comitê Popular nos estados, municípios, bairros, escolas, igrejas, sindicatos, associações de bairro, universidades, comunidades rurais ou qualquer lugar que reúna interessados em participar da campanha. A ideia é ter o maior número de comitês espalhados pelo país.

Para votar agora, clique aqui.

Para mais informações sobre a campanha no Ceará, entre em contato com plebiscitoconstituintece@gmail.com ou no facebook/plebiscitoconstituintece.

Veja a matéria sobre o plebiscito veiculada na revista Carta Capital desta semana

Publicado em: 1 de setembro de 2014 às 15:49
Quero Comentar

Misto de fé e cultura, festividades de agosto atraem multidões para Várzea Alegre


PAU-DA-BANDEIRA

Foto: Laece Oliveira

Agosto se despediu dos varzealegrenses deixando muitas saudades. Após 10 dias de festividades e celebrações religiosas, a comunidade local, aos poucos, vai se acostumando ao silêncio das ruas, ao ritmo normal de trabalho, aos horários que foram modificados em razão do turbilhão de eventos ocorridos na última semana.

Festa de São Raimundo Nonato – fruto da dedicação, da liderança e do prestígio de Padre Mota

PADRE-MOTA

Foto: Laece Oliveira

A cada ano que passa fica mais evidente a dedicação, a liderança e o prestígio que o Padre José Mota Mendes carrega em sua personalidade. Responsável pela Festa de São Raimundo Nonato há quase 46 anos, é inegável o crescimento deste evento sob seu comando. O seu zelo pela igreja e o cuidado com a condução de seu rebanho nesta cidade há tanto tempo têm lhe proporcionado a realização de um trabalho magnífico de evangelização que fica evidente a cada dia. O seu amor pelos varzealegrenses e por esta terra é incontestável e isso se reflete diretamente no seu trabalho diante da paróquia de São Raimundo Nonato. Aos 73 anos, Padre Mota participa de tudo: realiza as novenas, salvas, bingo filantrópico, batizados, vai às caminhadas com a imagem do padroeiro, participa da festa do pau da bandeira, e por fim, da procissão que encerra as festividades…Obviamente que ele conta com o auxílio de muitas pessoas que compartilham dos seus projetos e que lhe apoiam em todos os momentos. Mas de fato, é necessário reconhecer o seu poder de mobilização e a sua liderança religiosa. Tanto é verdade que até os políticos disputam para estar um tempinho do seu lado. E ele os atende, como deve atender um homem de Deus, a todos, sem entretanto misturar a sua missão de evangelizador com a fatídica atividade política. De resto, digo estas palavras como forma de reconhecer o esforço, a dedicação e o amor dispensado por este sacerdote à comunidade varzealegrense. Não tenho religião definida, mas tenho fé em Deus. E o fato de não ser praticante desta ou daquela religião não me tira a capacidade de enxergar o mérito daqueles que trabalham para Deus, em nome de Deus, e o fazem com a seriedade que esta missão exige. No mundo inteiro, em todas as áreas, quem não tem competência não se estabelece. No sacerdócio, creio eu, também deve ser assim. E Padre Mota já demonstrou que competência e fé, isso ele têm de sobra. Caso contrário, não teria atrás de si tantos seguidores que confiam e seguem suas palavras e ensinamentos. Que Deus o conserve durante muitos anos entre nós. Amém!

Festa de Agosto

A realização da Festa de Agosto, sob a responsabilidade da Prefeitura de Várzea Alegre, deixa evidente o potencial turístico que esta cidade detém. Os eventos grandiosos e uma estrutura que não deixou a desejar em nada foram capazes de atrair uma enorme multidão para nosso município. Eu mesmo tive que receber na minha humilde residência, diversos amigos de cidades vizinhas, que foram atraídos pela festa de agosto. Imagino que não tenha sido diferente com a maioria dos varzealegrenses que também fizeram questão de abrigar amigos e familiares em seu lar durante alguns dias. Some-se a isso a alegria de poder reencontrar pessoas que não vemos há tempos, a possibilidade de trocar abraços e de ter dois dedos de prosa sobre todos os assuntos…É esta capacidade de reunir e de confraternizar que deixa a festa de agosto com um aspecto de evento familiar e respeitoso.

Organização do evento

Prefeito Vanderlei Freire (PSD

Prefeito Vanderlei Freire (PSD

Seria uma injustiça não reconhecer o grandioso esforço da administração municipal, sob o comando do prefeito Vanderlei Freire (PSD), para a realização de um evento tão espetacular. A contratação de grandes atrações, entre as quais o sertanejo Leonardo, foi ao encontro de um antigo anseio do público, que há muito exigia que nomes de peso da música viessem para a festa de agosto. Isto já havia acontecido no ano passado, quando a prefeitura trouxe Aviões do Forró. Já neste ano, não apenas uma atração de grande porte marcou presença, mas várias. No sábado, a banda Calcinha Preta arrastou uma verdadeira multidão para Várzea Alegre, assim como Toca do Vale fez na quinta, 28. A variedade de artistas do sertanejo universitário, do forró e do sertanejo mais tradicional, fez com que todo o público ficasse satisfeito, e não apenas o segmento que curte o forró. Foi um acerto incontestável.

leonardo

Leonardo esteve em Várzea Alegre e fez um grande show

Na boca do povo, somente elogios para os organizadores do evento. Desta vez, ao contrário do Carnaval, sou obrigado a confessar que não faltou a cereja do bolo, muito pelo contrário, tivemos uma safra inteira delas.

Barracão Cultural e Barracas

Barracão Cultural

Barracão Cultural

Além do quesito atrações, tivemos um Barracão Cultural, que mais uma vez, cumpriu com o seu papel de descobrir e divulgar os talentos varzealegrenses em todas as áreas da nossa cultura. Com o tema ‘Várzea Alegre – Aqui mora a felicidade’ o ego do já tão orgulhoso varzealegrense foi massageado. Os cenários interativos permitiram uma maior integração com o público e uma maior divulgação nas redes sociais. Foi sucesso absoluto de visitas e de aceitação pelas pessoas. Assim como foram as barracas, o parque de diversões e todo o resto.

Barracas

Barracas

Na área da segurança, algumas ocorrências foram registradas, entre as quais o furto de um veículo, que está sendo investigado pela polícia. Ocorreram também furtos e roubos de carteiras e de celulares durante os maiores eventos. Mas o importante mesmo é que crimes contra a vida, nenhum foi registrado, o que vem coroar esta festa como uma das mais tranquilas de todos os tempos.

Em tempo: Obrigado a todos que me abordaram durante a festa de agosto para me cumprimentar pelo conteúdo do blog. Fiquei feliz em saber que tantos me acompanham e acreditam no que aqui é postado. Agradeço de coração pela atenção. De minha parte, farei todo o possível para não deixar que meu ego se torne maior do que eu mesmo. Sinto-me feliz em ser apenas um ponto de luz, porque nunca tive a intenção de ser estrela. 

Sobre mim:


"Já que não nasci rico, tenho que me virar nos 30, como:

- Locutor da Rádio Cultura;
- Webdesigner da Metas Comunicações
- E outras atividades paralelas decorrentes das duas primeiras.
Aprendi a ser feliz como posso e com o que tenho. Peço a Deus todos os dias, que arranque de meu coração, o peso descartável das vaidades humanas. E que se puder, e sei que pode, que Ele jamais se esqueça de me alcançar com a sua infinita misericórdia, por toda a minha vida."


Outros assuntos:

Em Várzea Alegre, Eunício e Camilo realizarão caminhadas no mesmo horário e no mesmo local. Será isto prudente?


Eunício e Camilo visitarão Várzea Alegre no mesmo dia – sexta, 29 de agosto


Besteirol dos programas dos candidatos não ajuda eleitor a decidir em quem votar


Eunício Oliveira estará em Várzea Alegre nesta sexta, 29


O que escolher? Uma rodada na roda gigante ou suco e pastel?


Em Várzea Alegre, eleição estadual vira disputa municipal e mexe com nervos de correligionários


Cenário político em Várzea Alegre confunde até eleitor mais experiente


Família de Eduardo Campos mostra a força que existe na alma do brasileiro


Várzea Alegre quase pronta para as Festas de São Raimundo e de Agosto 2014


Cantor Leonardo estará em Várzea Alegre no próximo dia 29 de agosto


Sem publicidade, Câmara realiza sessão, mas nenhum vereador se pronuncia


Por enquanto, maioria do eleitorado de Várzea Alegre reage com apatia à disputa para Governo do Estado


Várzea Alegre – Eventos políticos movimentam a cidade neste sábado, 09


Fiéis buscarão pau da bandeira de São Raimundo na serra da Tunca, no próximo domingo, 10


Agora nem mel, nem cabaça! Sessões da Câmara de Vereadores deixam de ser transmitidas pela Rádio Cultura no período eleitoral


Ao ter discurso interrompido, após declarar apoio a Aécio Neves, Dr Fabrício Rolim abandona a tribuna e discute com colegas edis


Comitê de Eunício Oliveira, em Várzea Alegre, será inaugurado neste sábado, 09


Família inaugurará Memorial Joaquim de Sátiro, na Boa Vista, sábado, dia 09


Comitê de Camilo Santana (PT) será inaugurado dia 09 em Várzea Alegre


Neste final de semana houve uma tímida movimentação política em Várzea Alegre, mas houve!


Lavador de carros, Robério Crispim, dá exemplo de honestidade em Várzea Alegre


Nota sobre o possível show do cantor Leonardo em Várzea Alegre


Cantor sertanejo Leonardo divulga show em Várzea Alegre no seu site


Em Várzea Alegre, está aberta a temporada de caça aos votos


O povo odeia política, mas apóia os políticos. Quanta contradição!


Pesquisa que será divulgada ainda hoje dará tom da campanha eleitoral daqui pra frente