Publicado em: 15 de dezembro de 2014 às 19:43
() Comentário

Festas de final de ano apontam que tempos difíceis estão por vir em 2015


NATAL-DA-PAZ-2A população varzealegrense terá neste ano um natal mais modesto. Quase sem recursos para investir nas festividades de final de ano, a Prefeitura de Várzea Alegre, ainda assim, resolveu ornamentar alguns pontos da cidade (Parque Cívico São Raimundo Nonato, Praça Compositor Zé Clementino – Hotel Municipal, Praça da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato e alguns outros pontos) para que o espírito natalino não passe meio que despercebido. Haverá também a distribuição de brinquedos e uma peça teatral, mas tudo muito modesto. E o que ocorre neste momento, ou seja, a falta de dinheiro público devido a diminuição de repasses por parte dos governos federal e estadual para os municípios, que vem obrigando os gestores a escolher suas prioridades e investir nos setores mais problemáticos e essenciais, poderá se repetir por todo o ano de 2015. Isso sem falar nas novas responsabilidades que os prefeitos terão que assumir, como por exemplo, a manutenção da iluminação pública, que tem sido motivo de reclamação há bastante tempo. Uma matemática cruel está a bater à porta das prefeituras e a expressão mais pronunciada certamente será “contenção de gastos”. Não há como escapar. E se qualquer gestor que fugir de tal regra, provavelmente colocará o município à beira de um caos administrativo.

A penúria a que os municípios vêm sendo submetidos não é de hoje, mas só agora o arroxo começa a ser sentido mais intensamente. Medidas antipáticas terão de ser tomadas e não há outro remédio. A ordem é poupar o recurso que ainda existe e aplica-lo de forma eficiente naquilo que é mais necessário. E a coisa poderá ficar mais grave ainda se houver uma seca, tornando tudo mais complicado.

É bom que todos nós nos preparemos para dias mais difíceis. A mensagem do natal deste ano tem o mesmo significado de sempre, que é o desejo de que todos tenhamos uma vida feliz e próspera. Mas é bom ficar de olho na mensagem que aparece apenas nas entrelinhas, que é a de que dias difíceis estão por vir em 2015. Os gestores terão de estar preparados para ouvir mais reclamações e cobranças por parte do povo. E a população terá de estar preparada para ouvir os pedidos de mais paciência e compreensão por parte dos gestores.

Publicado em: 10 de dezembro de 2014 às 19:39
Quero Comentar

Elonmarcos Cândido é reeleito presidente da Câmara. Oposição promete atuação mais dura em 2015


ELONMARCOSA Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre realizou nesta manhã de quarta-feira, 10, a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Sem contratempos e num clima tranquilo, o atual presidente Elonmarcos Cândido Correia (PSD) foi reconduzido ao cargo, acompanhado de Luiz Luciano e Silva (PMDB) – vice-presidente, Professora Dedê (PC do B) – tesoureira e Antônio Gregório (PT) – 1º secretário, que comandarão os trabalhos da Casa pelos próximos dois anos.

A vitória de Elonmarcos Correia representa a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido há dois anos, segundo o próprio edil, transparente e sério, voltado para o bom andamento dos projetos de interesse do povo de Várzea Alegre. Em seu discurso, o edil agradeceu o apoio dos seus pares, a forma democrática como o processo eleitoral ocorreu e pediu a unidade da Casa, no sentido de discutir e cobrar ações que possam alavancar o desenvolvimento do município.

O presidente reeleito reafirmou o seu compromisso em reformular o Regimento Interno da Câmara, considerado obsoleto, e lutar por recursos para a construção da sede própria do legislativo municipal.

Oposição

DR-FABRICIO

O vereador Dr. Fabrício Rolim (PV), que concorreu ao cargo de presidente com apoio da oposição, fez um discurso de agradecimento aos seus novos colegas de luta, enfatizando o apoio que recebeu também por parte do povo, que o incentivou a mudar de lado e a se candidatar.

Utilizando-se de termos genéricos, o edil voltou a justificar a sua saída da situação, dizendo que não acredita no modelo de administração que está sendo realizado em Várzea Alegre, em que poucos são beneficiados e a maioria é ignorada pelo poder público. Dr. Fabrício também disse que foi perseguido pela atual administração em diversos momentos, sem no entanto citar nomes ou episódios.

O edil exortou a oposição a fazer um trabalho mais duro e combativo, com cobranças a atual administração, a partir de 2015. Para Rolim, “há muita coisa para ser cobrada e fiscalizada para que Várzea Alegre volte a se desenvolver e a ter credibilidade”. “É melhor perder de cabeça erguida do que ganhar de cabeça baixa, fazendo balcões de negócios na calada da noite, porque todo mundo sabe que isso acorreu” – disse Rolim, acrescentando que ganhou o apoio da oposição espontaneamente e que agora fará a fiscalização do que ele considera um desgoverno, referindo-se a gestão do prefeito Vanderlei Freire (PSD).

Os demais edis da oposição analisaram que a sua ala sai fortalecida do processo eleitoral. Para Luiz do Conselho (PRB), questões como o novo matadouro público, obras inacabadas e buracos em avenidas não foram resolvidas por falta de pulso do prefeito Vanderlei, que esteve muito ausente da cidade.

 

Publicado em: 9 de dezembro de 2014 às 15:41
Quero Comentar

Tira-teima: Quem será o novo presidente da Câmara de Várzea Alegre?


candidatos-a-presidente-da-camara2
Elonmarcos Cândido e Dr Fabrício Rolim disputam a Presidência da Câmara nesta quarta-feira, 10

A Câmara de Vereadores de Várzea Alegre realizará nesta quarta-feira, 10, a eleição da sua Mesa Diretora, a partir das 9h00 da manhã, no Plenário José Caetano. De um lado, a chapa da situação que tem como candidatos a Presidente – Elonmarcos Correia, Vice-Presidente – Dr. Luiz Luciano, 1ª Secretária – Professora Dedê e 2º Secretário – Antônio Gregório. Do outro lado, a chapa da oposição liderada pelo candidato a Presidente, Dr. Fabrício (PV), seguido pelos postulantes a Vice-presidente – Luiz do Conselho (PRB), 1ª Secretária – Eliana Maria e 2º Secretário – Jeílson Sampaio.

A previsão é de que a sessão seja tranquila com tendência de vitória do candidato Elonmarcos Cândido, que teoricamente, conta com cerca de 8 dos 13 votos dos edis. Mas nunca se sabe! O que se comenta nos bastidores é que estão ocorrendo movimentações bem intensas em busca de votos. Muito embora o quadro seja totalmente favorável aos edis da situação, é sempre bom manter cautela. Vamos aguardar o resultado…

Publicado em: 3 de dezembro de 2014 às 16:26
Quero Comentar

Dr. Fabrício Rolim anuncia que agora é oposição e se candidata ao cargo de presidente da Câmara


DR-FABRICIO-ROLIM

Dr. Fabrício Rolim (PV) anunciou na Sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira, 03, seu novo posicionamento político e sua decisão de concorrer ao cargo de presidente da Casa.

O edil Dr. Fabrício Rolim (PV) anunciou na Sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira, 03, seu novo posicionamento político e sua decisão de concorrer ao cargo de presidente da Casa. “Hoje estou dizendo para toda a Várzea Alegre que estou rompido com este governo, porque não acredito e não defendo no que não acredito(…) Não vou defender um governo que poucos se beneficiam e a maioria entra em detrimento” – disse ao iniciar o discurso, acrescentando que sai da base aliada e vai para uma oposição independente. “Tô rompendo como vereador e como cidadão porque quero o bem de Várzea Alegre. Quero a partir desta data se unir com todos os cidadãos de bem de Várzea Alegre que pensam diferente, que não pensam só no seu bolso e na sua conta bancária para chegar ao poder” – afirmou Rolim.

Acenando para as eleições de 2016, Dr. Fabrício foi enfático ao dizer que tanto o seu nome quanto o da sua esposa, Dra. Luciana, estarão à disposição para disputar cargos. O vereador esclareceu que já informou ao prefeito Vanderlei Freire (PSD) e ao ex-prefeito Zé Helder (PMDB) sobre sua decisão, dizendo que este entendeu o seu posicionamento.

Após ouvir apartes de apoio de edis da oposição, Dr. Fabrício Rolim anunciou a chapa Competência e Transparência, com a qual disputará o cargo de presidente da câmara no próximo dia 10.

Ouça o discurso do vereador na íntegra:

Publicado em: 2 de dezembro de 2014 às 15:06
Quero Comentar

Atual presidente da Câmara, Elonmarcos Cândido (PSD) poderá ser reeleito


Antes de qualquer coisa, quero dizer aos amigos que me perguntaram se eu havia desistido de continuar alimentando este singelo blog, que não, não desisti. Apenas dei uma pequena pausa neste trabalho, em razão de outros trabalhos, e de um momentâneo probleminha de saúde. Agora, com tudo resolvido, vamos ao que interessa.

Cheiro de reeleição no ar…

ELONMARCOSPara quem imaginou que o ex-prefeito Zé Helder (PMDB) e o atual prefeito Vanderlei Freire (PSD) estariam em pé de guerra por causa das últimas eleições e seus desdobramentos no âmbito municipal, se enganou redondamente. Pelo menos é o que se pode dizer em relação às articulações para eleição do presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, que ocorrerá no próximo dia 10. Consta que neste dia 1º de dezembro, os dois líderes se reuniram com os edis da situação para tratar da questão. É fato que ambos precisam se preocupar com a eleição da Mesa Diretora da Câmara, até porque o ex-prefeito Zé Helder ainda terá que ter algumas contas da sua gestão analisadas pela Casa e a sua consequente aprovação passa pelo apoio dos edis. Já o prefeito Vanderlei precisa de apoio para governar nos próximos dois anos e ter um presidente oposicionista pode atrapalhar seus planos.

Na reunião, curioso mesmo foi a presença do vereador Chico Clementino (PSDB) entre os edis de situação, já que este é ou era considerado de oposição. Em contrapartida, outra curiosidade foi a ausência do edil Dr. Fabrício Rolim (PV), da situação, que cogita concorrer ao cargo de presidente com suposto apoio da oposição, uma vez que esta não apresentará candidato. Outro edil, Galego de Celso, também situação, fará consulta à família para decidir seu voto.

Se o quadro que se desenha se confirmar, o atual presidente Elonmarcos Cândido (PSD) deverá ser reeleito sem contratempos, já que contará com possíveis 08 votos. A chapa que será registrada nesta terça-feira, 02, tem a seguinte composição: Presidente – Elonmarcos Correia; Vice-Presidente – Dr. Luiz Luciano; 1ª Secretária – Professora Dedê; 2º Secretário – Antônio Gregório.

Publicado em: 2 de dezembro de 2014 às 15:02
Quero Comentar

Anônimo arromba escola desativada e solta cães apreendidos pela Vigilância Sanitária


Totó e sua turma continuam gerando polêmica…

CAES-NA-ESCOLA

A comunidade do Sítio Bebedouro vinha reclamando da decisão da Vigilância Sanitária de abrigar vários cães em uma escola desativada naquela localidade.

Os esforços da Prefeitura Municipal para resolver a problemática dos cães errantes neste município continuam, mas algumas barreiras também têm se apresentado. Sem um canil e sem ter para onde enviar os animais capturados, a Prefeitura vive um terrível dilema de solução complicada.

Nos últimos dias, a comunidade do Sítio Bebedouro vinha reclamando da decisão da Vigilância Sanitária de abrigar vários cães em uma escola desativada naquela localidade. O medo de que quem mora ali pudesse ser infectado pelo calazar gerou receio nos moradores. Há quem diga também que algumas pessoas estavam com dó dos animais e no último final de semana, de madrugada, alguém resolveu arrombar o local e soltá-los. Foi literalmente uma cachorrada. Parece que não será fácil chegar a um consenso sobre o que fazer com a enorme quantidade de cães errantes em nossa cidade. Todo mundo sabe que é preciso recolher os cães das ruas. Todo mundo sabe que estes cães terão que ser abrigados em algum lugar, já que não podem ser sacrificados sem motivos reais. Difícil mesmo está sendo fechar esta equação.

Publicado em: 18 de novembro de 2014 às 15:19
Quero Comentar

Jovem comerciante Régis Teixeira, 41, falece em Fortaleza


REGIS-TEIXEIRAO jovem comerciante Régis Teixeira Leandro, 41, faleceu nesta terça-feira, 18, em Fortaleza. Ele era proprietário de uma loja de material de construção localizada no Centro da cidade. Bem humorado e gentil, Régis deixará saudades entre amigos, familiares e clientes, que soube cativar durante toda a sua vida. Aos familiares, em especial ao seu irmão e amigo Giovani Teixeira, nossa solidariedade e o desejo que Deus conforte a todos.

O corpo será velado a partir das 22h00 no Centro de Velório Anjo da Guarda. A missa de corpo presente será nesta quarta-feira, às 15h00, na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato.

Publicado em: 18 de novembro de 2014 às 15:01
Quero Comentar

CERVA – Centro de Educação Religiosa, Cultural e Social será construído em Várzea Alegre


cervaA Associação Beneficente e Cultural São Vicente de Paulo – ABCSVP terá seu próprio espaço para desenvolver suas atividades. Considerado um dos mais antigos e atuantes grupos religiosos de Várzea Alegre, mais conhecido como Vicentinos, agora associação, está trabalhando para construir o CERVA – Centro de Educação Religiosa, Educacional, Cultural e Social de Várzea Alegre.

No próximo domingo, 23, haverá a primeira missa da construção do CERVA, no Sítio Cachoeira Dantas, às 8h00, celebrada pelo padre José Mota Mendes, simbolizando o marco zero da obra. Será neste local que serão realizados os próximos retiros espirituais.

Haverá transporte gratuito para os fiéis, a partir das 7h15 da manhã, saindo dos seguintes locais: Escola Dr. Dário Moreno – bairro Riachinho; Capela da Imaculada Conceição – bairro Varjota; Capela de Santo Antônio – bairro Praça Santo Antônio; Capela de Nossa Senhora Aparecida – bairro Juremal.

Publicado em: 17 de novembro de 2014 às 14:28
Quero Comentar

Plantão movimentado deste final de semana acende luz de alerta da polícia


A movimentação atípica do plantão policial de Várzea Alegre durante este final de semana acendeu a luz de alerta da Polícia local. O Capitão Victor declarou que somente nas duas últimas semanas, o número de crimes contra a vida ou de forma tentada superou todo o registrado nos onze meses de 2014. Ouça o balanço das ocorrências deste final de semana. Leia sobre os casos aqui.

 

Entre os casos, a morte por enforcamento do jovem professor Clairton Isidório Moreira Guedes, aos 37 anos de vida.

clairton2Ele praticou suicídio neste domingo, 15, por volta das 15h30, em sua residência na Rua Quinco Honório, bairro Praça Santo Antônio. A sua partida repentina deixou amigos e familiares perplexos. O jovem professor era pessoa carismática, gentil e fazia amigos por onde passava, daí tamanha comoção pelo seu falecimento.

Publicado em: 10 de novembro de 2014 às 14:38
Quero Comentar

Polícia faz balanço das últimas ocorrências em Várzea Alegre. Uma delas um assassinato


CAPITAO-VITOR-EMANOELA Policia Militar de Várzea Alegre, sob o comando do Capitão Victor Emanoel, fez um balanço das últimas ocorrências neste município, tendo a mais recente culminado na morte de William Fernandes de Sousa, no Sítio Vacaria. Ele foi encontrado com uma lesão por arma de fogo na cabeça e perfurações à faca pelo corpo. No local também foi achada uma espingarda quebrada, que possivelmente pode ter sido utilizada no crime. Ouça a entrevista abaixo:

Sobre mim:


"Já que não nasci rico, tenho que me virar nos 30, como:

- Locutor da Rádio Cultura;
- Webdesigner da Metas Comunicações
- E outras atividades paralelas decorrentes das duas primeiras.
Aprendi a ser feliz como posso e com o que tenho. Peço a Deus todos os dias, que arranque de meu coração, o peso descartável das vaidades humanas. E que se puder, e sei que pode, que Ele jamais se esqueça de me alcançar com a sua infinita misericórdia, por toda a minha vida."


Outros assuntos:

DNIT instala câmeras de monitoramento em trecho urbano da BR 230


A campanha pegou fogo, mas passou. Mas quem realizará o rescaldo?


Várzea Alegre agora tem SAMU e muitas vidas serão salvas por este serviço


Vigilância Sanitária intensifica trabalhos para evitar casos de calazar


Ao contrário do que muitos pensam, Várzea Alegre não é a única “privilegiada” com cães errantes e casos de calazar


Caso da morte do bebê poderia ser emblemático e transformador, mas corre o risco de cair no esquecimento e virar só estatística


Uma criança morreu. E todos nós, sociedade civil, somos culpados!


Dilma precisa de mais um mandato para aprender a mentir com mais firmeza. Aécio paga pelos erros de seu partido no passado.


Várzea Alegre tem campanha fria no segundo turno das eleições


Eleições em Várzea Alegre – Alta abstenção mostra afastamento entre líderes e liderados


Vereador Luiz Luciano defende o ex-prefeito Zé Helder e renuncia do posto de líder da situação na Câmara


Várzea Alegre – Forró 100% e Maurício Jorge farão shows no Dia do Município


Banco do Brasil de Várzea Alegre adere a greve da categoria


Edis culpam ex-prefeito Zé Helder por obras inacabadas, mas apoiadores do ex-gestor o defendem nas redes sociais


Várzea Alegre – Campanha chega à reta final pegando fogo


Camilo ameaça chegar junto, mas Eunício continua na dianteira


Comunidades rurais recebem visitas dos apoiadores dos candidatos a Governo do Estado


Jovem com problemas mentais desaparece e deixa família desesperada


Prefeitura abre inscrições para seleção da Rainha do Município 2014


Hoje começo a escrever o capítulo 39 de minha história…


Familiares e amigos participarão de missa pelos 5 anos de morte de Dr José Iran Costa


Zé Helder será homenageado em São Bernardo/SP pelo êxito de sua administração em Várzea Alegre


Sessões da Câmara de Vereadores voltam a ser transmitidas pela Rádio Cultura nesta quarta-feira, 10


Zé Helder receberá Título de Cidadania da Câmara de São Bernardo do Campo/SP


Pesquisa divulgada nesta quarta-feira deixa correligionários de Camilo eufóricos


População se mobiliza por plebiscito sobre realização de uma Constituinte